(21) 3477-7777
Português France Italian English Spanish

CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE VIDRO COMUM, TEMPERADO E LAMINADO

CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE VIDRO COMUM, TEMPERADO E LAMINADO

O vidro está cada dia mais presente nas belíssimas obras, tanto nas edificações mais simples, quanto nas mais tecnológicas e por ser um material muito versátil, ele ajuda no controle termoacústico das arquiteturas e em sua proteção. Mas você sabe que existem vários processos para se conseguir o vidro?  Os tipos de vidros mais utilizados na construção civil são: o comum, o temperado e o laminado.
E vamos falar um pouco de cada um!

Vidro Comum
O vidro comum é transparente, liso, duro e impermeável. Em sua composição há areia, potássio, alumina, sódio, magnésio e cálcio. Apesar de ter boas qualidades, esse vidro possui baixa resistência mecânica e é mais frágil e quebradiço que os demais, espalhando pedaços pontiagudos e cortantes para todos os lados.

Vidro Temperado
O vidro temperado é o resultado de um tratamento termoquímico no qual as suas propriedades são modificadas. Depois de passar por temperaturas altíssimas e ser resfriado rapidamente, o material fica cinco vezes mais resistente que o vidro comum e quando quebrado se estilhaça em pedaços bem pequenos. Esta é a razão pela qual esse tipo é tão utilizado na construção civil.
Contudo, existem algumas desvantagens no vidro temperado. Suas placas são feitas apenas sob medida, em dimensões exatas. Ou seja, ele não pode ser cortado ou furado após a sua fabricação. É pouco flexível.

Vidro Laminado
O vidro laminado é menos resistente a fatores externos, como por exemplo ventos fortes. Também é menos eficaz quanto à redução de barulhos e tem pouca resistência a impactos frontais. Contudo, esse tipo de vidro possui um excelente diferencial em relação aos demais: ele não se estilhaça ao quebrar na fabricação, as chapas de vidro, comum ou temperado, são intercaladas com uma película de PVB – polivinil butiral – espécie de filme plástico, que as mantém fortemente ligadas. As camadas são prensadas e as lâminas ficam presas ao filme, como um sanduíche. Normalmente esse tipo é usado em coberturas e Guarda corpo.