(21) 3477-7777
Português France Italian English Spanish

Persiana

Persiana

Persiana

 


Persiana Vertical

 


Persiana Horizontal
 


Persiana Painel
 


Persiana Rolô
 


Persiana Romana
 



Cortinas e Persianas

Além de proteger da luz solar direta e dar mais privacidade, as cortinas dão um ar de charme, sofisticação e aconchego ao ambiente, e não podem faltar em um projeto de decoração para sua casa. Nos tradicionais modelos em tecido ou nas persianas, há uma infinidade de estilos e variações, que se adaptam a todo tipo de decoração.

Veja algumas dicas:

Cortina ou persiana?

O primeiro passo é decidir entre as tradicionais cortinas de tecidos, que podem ser naturais ou sintéticos, ou as persianas, com lâminas de metal ou madeira. As cortinas de tecido são mais indicadas em ambientes sociais, como a sala, por trazer pricacidade e sofisticação, enquanto na cozinha, banheiro, área de serviço e ambientes comerciais é mais recomendado o uso das persianas ou cortinas industrializadas, que são laváveis e inibem o acúmulo de poeira.

Já as persianas podem ser de alumínio ou madeira. As metálicas podem ter acabamento fosco e escovados e várias espessuras de lâmina.

Com ou sem forro?

Ao escolher o material você tem que levar em consideração alguns fatores. Se a incidência de sol é alta ou a vista não agrada, prefira tecidos pesados, que bloqueiam mais a luz, como sarja, algodão fechado ou linho puro, e use um forro, que pode ser de tergal misto ou blackout. Se a casa for escura ou tiver uma bela vista, prefira tecidos mais leves e claros, como voal, chiffon, organdi, seda leve ou gaze de linho, sem forro.

Qual a altura correta?

Em ambientes mais clássicos, as cortinas devem bem compridas, arrastando no chão, mas isso é questão de gosto pessoal. De qualquer forma, a decoradora recomenda que as cortinas de tecido tenham uma sobra de cerca de 1,5 cm em relação ao piso. Só quando há um móvel ou bancada embaixo, por exemplo nos quartos de bebê, onde os trocadores ficam logo abaixo da janela, é indicado usar a cortina mais curta. Já as persianas geralmente devem ficar 10 cm abaixo da janela ou rente o piso.